Missão
O IRL tem como missão melhorar a saúde da visão e disponibilizar cuidados altamente diferenciados, assistenciais e preventivos, na área da oftalmologia. Com particular diferenciação na área da Retina, promove a evolução científica, a qualidade e a humanização, como uma preocupação social.
Visão
Centro de Referência em Portugal ao nível do Diagnóstico e Tratamento avançado médico e cirúrgico nas seguintes áreas: Retina, Diabetes Ocular, Traumatologia Ocular e Glaucoma. No IRL, a competência técnica e humanização dos profissionais, assim como, a inovação, tecnologia, investigação clínica e desenho de processos, é evidenciado pelos altos níveis tecnológicos, tendo como base a medicina baseada na evidência.
Valores
O IRL pauta a sua atividade pelos seguintes valores:
a) Orientação ao Doente – Ter uma orientação clara para o doente, respondendo às suas necessidades clínicas, de acordo com as melhores práticas médicas evidenciando transparência nos procedimentos e humanização nos cuidados.
b) Inovação e Investigação Clínica – Ter um compromisso com a inovação, criando soluções flexíveis que permitam assegurar a prestação de melhores cuidados de saúde e ao mesmo tempo desenvolver e difundir o conhecimento científico médico.
c) Ética nas Relações Pessoais, Profissionais e Institucionais – Defender e aplicar princípios de ética nas relações pessoais, profissionais e institucionais, na utilização de recursos e na aplicação de princípios de equidade.
d) Qualidade e Ambiente – Salvaguardar e privilegiar a implementação permanente de normas de qualidade e de práticas ambientais corretas e responsáveis.
e) Responsabilidade Social – Assumir a nossa ação na capacitação do doente para a adopção de estilos de vida saudáveis, na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da doença configura a prática da responsabilidade social perante a comunidade e demais agentes da envolvente interna e externa.
f) Realização dos Colaboradores e Associados – Ser uma organização onde os colaboradores e os Associados encontram espaço para a realização pessoal e profissional, assumindo um forte compromisso com a formação médica continuada.
g) Transparência – Nas relações entre clientes/doentes, médicos, técnicos de saúde, colaboradores e parceiros.