
Cirurgia de Glaucoma
O tratamento do Glaucoma tem como objetivo travar a lesão progressiva do nervo ótico o mais precocemente possível, tendo em consideração que as lesões, depois de ocorrerem, são irreversíveis. Antes da decisão para a Cirurgia do Glaucoma, poderão existir tratamentos médicos, com gotas ou comprimidos para reduzir a produção do humor aquoso ou aumentar o seu escoamento através do ângulo camerular.
Além da Cirurgia existem tratamentos a Laser:
Trabeculoplastia
Este procedimento a Laser é utilizado normalmente no Glaucoma de ângulo aberto, quando a terapêutica médica não é eficaz. Altera estruturalmente a anatomia do ângulo, otimizando a drenagem do humor aquoso;
Iridotomia
Este procedimento a Laser é utilizado no Glaucoma de ângulo fechado. Origina um orifício na íris, contrariando o bloqueio provocado pela mesma, ao nível do ângulo camerular;
Quando o tratamento médico e o Laser não são opção a decisão médica poderá recair na Cirurgia de Glaucoma.
Cirurgia de Glaucoma
O principal objetivo da Cirurgia ao Glaucoma é facilitar o fluxo de líquido para fora do olho, a fim de normalizar a pressão ocular (PIO). O tipo de cirurgia que o médico recomenda dependerá da condição ocular do paciente:
- Trabeculetomia convencional é a cirurgia mais comum. Consiste em criar uma abertura protegida entre o interior e o exterior do olho (espaço subconjuntival). Em alguns casos, o corpo repara a abertura em si e bloqueia a passagem novamente. Para evitar isso, um medicamento antifibrótico (Mitomicina-C) ou um dispositivo (Ologen), é usado durante a cirurgia;
- Outros tipos de Cirurgia de Glaucoma minimamente invasiva (MIGS) também podem ser recomendados pelo médico. Estes também consistem em criar uma passagem para o fluido drenar, com o objetivo de minimizar os danos ao tecido ocular. No entanto, estes procedimentos podem não ser tão eficazes como uma trabeculectomia convencional, associada a drogas anti-fibróticas ou dispositivos. Isso ocorre porque a passagem recém-criada é tão pequena que o olho cura naturalmente.
O paciente e o seu médico discutirão as vantagens de cada procedimento para encontrar a melhor solução para a condição específica de cada paciente.
No IRL temos disponíveis os mais recentes implantes e dispositivos existentes no mercado, de forma a ter acesso à tecnologia mais adequada para a sua Cirurgia de Glaucoma.