

Tratamentos Laser
O que é o Tratamento Laser?
O tratamento Laser oftalmológico é um procedimento que usa a luz como forma de tratamento. Trata-se de uma luz muito intensa, com elevada energia e monocromática (uma única cor), variando essa cor (também designado como comprimento de onda) com os tecidos a tratar e com os efeitos que se pretendem atingir nas estruturas oculares. O mais usado em Oftalmologia é o Laser térmico que tem como função aquecer os tecidos onde atua e fazê-lo de uma forma muito precisa. Essa precisão mede-se em micrómetros (mil partes de um milímetro).
Para que é usado o Laser em Oftalmologia?
O Laser pode ter múltiplas funções terapêuticas, dependendo do objetivo do tratamento. Podemos tratar os seguintes segmentos externos do olho:
- Pálpebras;
- Cílios;
- Região Peri-Ocular;
- Córnea (Cirurgia Refrativa);
- Glaucoma;
- Íris (complemento na Cirurgia de Catarata);
- Pós-operatório da Catarata;
- A abordagem de problemas da Retina, são uma grande parte do tratamento Laser na prática clínica quotidiana.
Para que é usado o Laser na Retina?
Na Retina é usado o Laser térmico para prevenção do Descolamento de Retina através da barragem Laser (soldadura biológica da Retina), no tratamento de algumas formas de Retinopatia Diabética, nomeadamente a Retinopatia Diabética Proliferativa, como adjuvante no tratamento das Oclusões Venosas, bem como de outras doenças potencialmente causadoras de hemorragia dentro do olho (hemovítreo).
O tratamento é doloroso?
O Laser não é doloroso, causa algum desconforto, mas é muito bem tolerado pelo doente que está acordado, sob efeito de anestesia em gotas (colírio anestésico). O tratamento dura alguns minutos e o doente sai com algum desconforto à luz devido ao fato de a pupila (menina do olho) ter sido dilatada (em midríase devido ao uso de gotas para esse efeito).
O Laser também pode ser realizado durante a cirurgia oftalmológica e, nesse caso, denomina-se Endolaser, pois usa uma fibra óptica para dispensar o Laser na Retina. Neste caso o olho está anestesiado e não tem sensibilidade à dor.
Qual a eficácia do Laser?
O Laser Oftalmológico é um tratamento muito eficaz e permite manter os resultados terapêuticos ao longo dos anos. Quando indicado em doenças da Retina, o Laser é uma arma terapêutica que “salva olhos”.
Por exemplo, num doente com rasgadura da Retina se for tratado atempadamente com o Laser, podemos evitar uma cirurgia de Descolamento de Retina. Num doente diabético com Retinopatia Diabética, o Laser permite estabilizar a doença.
Após o Laser, os vasos anormais da Retina que vão causar hemorragia dentro do olho e cegueira sofrem um processo de involução e deixam de ser problema. Em muitos casos, o doente fica tratado para o resto da vida.
